sexta-feira, 24 de maio de 2013

Com mais usuários, Google+ se torna a 2ª maior rede social

Um plus a mais. Relatório divulgado nesta segunda-feira pela GlobalWebIndex posiciona o Google como a segunda rede social com mais usuários ativos no mundo. Ela só perde, claro, para o Facebook. A rede do gigante de buscas movimenta 26% dos internautas, contra 51% que usam mais a invenção de Zuckerberg. O YouTube aparece em seguida, com 25%, e o Twitter é o preferido de 22% dos usuários da internet. Veja ao lado o ranking completo em infográfico do site eMarketer.

Apesar da distância para seu maior rival, os números são favoráveis ao Google . Graças aos acessos via smartphones e tablets com Android, ela foi a rede que mais cresceu no último ano em diversas partes do globo. Para se ter uma ideia, só na Coreia do Sul os acessos subiram 209% no período. Vale lembrar que o país é a terra natal da Samsung, cuja famosa série Galaxy usa o sistema operacional da Google. Os acessos por dispositivos móveis, aliás, foram responsáveis por um aumento significativo do uso de redes sociais como um todo, aponta o relatório.

Com cada vez mais usuários, o desafio do Google agora é fazer com que as pessoas passem mais tempo na rede. Dados da consultoria Nielsen indicam que a duração média dos acessos diários ao site é de seis minutos e 47 segundos, contra seis horas de 44 minutos do Facebook. Movimentos recentes da empresa para integrar a rede social aos demais produtos Google, como o Maps, o Gmail e o próprio YouTube, demonstram essa preocupação.

O aumento do número de usuários e do tempo de navegação, porém, ainda não foi capaz de atrair grandes marcas, e anunciantes, para o Google -- que ainda é taxada por muitos como o 'deserto' das redes sociais. A falta de anúncios, por outro lado, é apontada como uma vantagem do G em comparação ao Facebook e ao Twitter.

Você acha que, aqui no Brasil, o Google pode ocupar o espaço que já foi do Orkut?

(Por @bernardomoura_)

Nenhum comentário: