domingo, 22 de junho de 2014

Interação estratégica: conheça o trabalho do social media

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o trabalho não se trata apenas de criar posts criativos, mas de uma função multidisciplinar, com diversas atribuições diárias

A partir do crescimento das mídias sociais nos últimos anos, as empresas começaram a sentir necessidade de também estarem presentes nesse espaço, atraídas principalmente pela presença de clientes potenciais. Surge assim o social media, profissional responsável pela reputação e relacionamento de empresas com seus clientes no espaço virtual. Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o trabalho não se trata apenas de criar posts criativos, mas de uma função multidisciplinar, com diversas atribuições diárias. O salário pago, geralmente, está um pouco acima da média da categoria dos comunicadores, mas a função exige especialização.

A diretora de planejamento da Agência KI, empresa especializada em Marketing Digital no Rio de Janeiro, Leandra Soares, explica que o trabalho do analista de mídias sociais é, principalmente, criar um relacionamento entre marcas e consumidores.

“Não basta apenas o social media conhecer as funcionalidades das redes, é preciso entender o comportamento humano, com suas necessidades e expectativas. Um bom analista de mídias sociais precisa ter uma alta capacidade de adaptação. Ele deve mergulhar no universo de cada marca para entendê-la, se colocar no lugar do consumidor, identificar necessidades e expectativas, definir uma forma de comunicação eficaz, e ser capaz de gerenciar possíveis conflitos”, ressalta.

Segundo Leandra, o profissional também precisa ser uma pessoa curiosa, que consuma informações e traga inovações para a agência e para as empresas que atende, além de ser capaz de escrever um texto alinhado ao perfil de marca.

“Esse mercado é mutável, não existe verdade absoluta, é preciso estar aberto a ouvir. Não basta ser um “ferramenteiro” que sabe tudo de Facebook, para se diferenciar. O dia a dia exige conhecer os mais diversos mercados e comportamentos. Esse trabalho também inclui planejar a atuação da marca em cada mídia, pesquisar público-alvo, criar “personas” para interagir com o consumidor, criar editorial específico, auxiliar designers, realizar testes de dias e horários com maior performance e avaliar todas as ações”, declara.

(O Fliminense)

Nenhum comentário: