sábado, 9 de maio de 2015

Estudo: O seu Facebook inclui publicações com opiniões diferentes da sua?

Estudo conclui que a escolha individual é mais importante do que o algoritmo do site na hora de limitar a exposição a conteúdos que desagradariam o utilizador.

Sabe porque é que nem todas as atualizações de amigos ou páginas com ‘gosto’ aparecem no seu mural de Facebook? A escolha parte de um algoritmo que decide quais as publicações a aparecer com base as preferências e ideologias do utilizador, mas não só.

Segundo um estudo publicado na revista "Science" por três investigadores da Universidade de Michigan, funcionários do Facebook, é o próprio utilizador que seleciona, a partir das suas interações, os conteúdos que aparecem na rede social.

Caso o conteúdo do seu mural tivesse apenas por base as páginas ou publicações de amigos, o Facebook passaria a representar uma "bolha" ideológica em que dificilmente alguém seria exposto a opiniões diferentes da sua.

No ano passado, este estudo analisou mais de 10 milhões de perfis, o viés ideológico e a preferência política de cada um, assim como as notícias partilhadas por eles, e cruzou com a informação de quais conteúdos apareceram na timeline.

Concluiu-se que o algoritmo do Facebook é responsável por uma mudança de 1% na proporção de publicações que desafiariam as crenças dos usuários. Já as escolhas pessoais produzem uma mudança 4%.
Fonte: Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: